Tenha uma nova experiência ao navegar no Fórum pelo computador de forma integrada ao portal principal. Acesse o seguinte link: https://www.autolisp.com.br/board/. Entretanto para dispositivos móveis recomendamos acessar este outro link: https://www.autolisp.com.br/forum/

Como inserir um bloco e distribuir esse bloco em toda área de uma poligonal

Dúvidas sobre AutoLISP...

Moderador: Moderadores

Responder
Alexandre Moroni
Madeira
Madeira

Como inserir um bloco e distribuir esse bloco em toda área de uma poligonal

Mensagem por Alexandre Moroni » Seg 29 Jun 2020 6:07:08 pm

Boa tarde.

Fiz uma rotina lisp com uma dcl, essa rotina pede os 4 cantos de uma poligonal regular (quadrado ou retângulo), pede pra escolher o bloco a ser inserido, como esse bloco será inserido pelo seu eixo ou pelo vértice, até aqui deu tudo certo dentro das minhas limitações de programação lisp (é mais intuitivo do que propriamente conhecimento de programação, mas vamos testando e aprendendo), agora quis ampliar as capacidades da rotina em fazer isso numa poligonal irregular (com vários vértices e lados), ai me perdi e não achei uma lógica de programação pra rotina.
Vou encaminhar a rotina lisp e dcl, com os blocos que uso nela.
Pra testar a rotina o ideal é desenhar alguns quadrados com dimensões de 10x10, os blocos estão em metros.

Se alguém puder me dar uma dica, fico muito agradecido. Com as dicas que já recebi deste Fórum, já consegui ir melhorando minhas rotinas.

Infelizmente não consegui anexar nesta mensagem as rotinas e os blocos que uso, como consigo fazer isso?

Att.

Alexandre Moroni

Carlos Fernando
Madeira
Madeira

Re: Como inserir um bloco e distribuir esse bloco em toda área de uma poligonal

Mensagem por Carlos Fernando » Ter 30 Jun 2020 1:23:42 pm

Alexandre
Só mesmo vendo seus arquivos pra ver do que se trata. Dá uma olhada nas opçoes que aparece
embaixo quando se esta escrevendo a mensagem. Aparece uma aba para inserir anexos.Ve se ta funcionando.
Caso não funcione coloque seus arquivos em um site de armazenamento que vc tenha conta (no google drive, no dropbox, etc)
e envie aqui o link.

Flw

Alexandre Moroni
Madeira
Madeira

Mensagem por Alexandre Moroni » Qui 02 Jul 2020 8:15:19 am

Carlos Fernando bom dia.

Segue abaixo link com a rotinas lisp e dcl e blocos que são utilizados.

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Att.

Alexandre Moroni

Carlos Fernando
Madeira
Madeira

Mensagem por Carlos Fernando » Sex 03 Jul 2020 8:50:13 pm

Alexandre

Eu testei sua rotina conforme vc disse e funcionou de boa. Eu li o código tb, vc fez tudo muito bem organizado e imagino o trabalho que deu . Mas vc colocou o dedo na ferida em relação a usar essa ideia em polígonos! kkk
Parece algo mais complexo e dificilmente teria uma única solução, ou seja eu acho que a rotina forneceria uma gama de possibilidades de disposição das cubetas e dos deslocamentos nas várias bordas e então o usuário teria que ir interagindo e ajustando até uma disposição que ele estivesse satisfeito. Eu mesmo algum tempo atrás fui solicitado por um engenheiro a montar essas cubetas em umas plantas, nesse caso eram duas lajes uma em forma de T e a outra em forma de L e pra piorar tinha os pilares no meio. Na época eu tb pensei em fazer uma rotina mas como tava sem tempo eu apelei pro velho e bom SuperHatch. Dai eu fui ajustando aqui e ali na unha até que consegui ajustar como o engenheiro queria. Nesse momento eu realmente não consigo imaginar uma solução em autolisp pro seu caso. Eu tb fiquei interessado nessa questão. Mas não vamos desisitir tão fácil. Vamos ver se aparece alguém aqui com alguma ideia genial...
E se eu descobrir algum modo tb te aviso.

Att

Responder