Bom dia a todos,
Primeiro, eu não sei se postei esta minha dúvida/desafio/pedido de ajuda está no lugar certo. Se necessário, mova-o para o lugar devido.
É o seguinte:
Na empresa que trabalho os isométricos (hidráulico) são feitos em 3d (não é isométrico 2d que aparenta 3d, é 3d mesmo, com eixo z). E para cotar estes desenhos é uma dificuldade.
Problema 1 - Nós fazemos as cotas no 2d e depois rotacionamos para o eixo que queremos. Dado um exemplo:
linha de 2 metros no eixo Z. Desenhamos uma linha no X de 2 metros, cotamos, e movemos/rotacionamos para a linha em Z.
Problema 2 - Quando temos uma linha no eixo X, numa distância em Z diferente de zero, a cota dimlinear "flutua mais alto que a linha". Aparentemente existe um "offset from origin" em Z. (quando trabalhamos em 2d não vemos porque tudo está no mesmo nível).
Desafio:
Me ajudem a criar um lisp para que eu possa cotar em 3D, eixos x, y, z, independente do posicionamento espacial dos objetos.
De quebra, se as cotas puderem ter a função de rotar para o melhor posicionamento, fica ideal
(Ex: a linha de 2 metros em z, sua cota ficaria na "vertical". Se no processo ter a possibilidade de rotar essa cota no eixo da linha vertical - pois as vezes quero posicionar a cotar à direita, à esquerda, na frente ou atrás)
Algumas coisas que já pensei:
Descobrir o lisp do dimlinear, e retirar o "offset from origin" em z;
Para o z, utilizar o comando UCS > X (ou Y) > 90º - cotar - UCS <> <>
Eu quero aprender a fazer também, mas se puderem me ajudar eu agradeço imensamente (Eu acho que isso é mole pra vocês, pois já vi que tem coisa muito mais complexa!)
Obrigado
(P.S.: pra mim esta é uma das maiores falhas do autocad: ele desenvolveu o 3d nessas últimas versões, mas esqueceram do principal: cota. Nenhum desenho técnico é desenho técnico sem cota...)
Desafio - cotar um desenho 3d
Moderador: Moderadores
- D_e_d_e
- Concreto
- Contato:
Olá...
Caro aboim...
1- Esta lisp que vc esta falando acho difícil vc encontrar alguem que consiga fazer isto que pede.
2- Já trabalhei projetando tubulação de gás e agora trabalho fazendo peças em aramado.
Acho que sua empresa está trabalhando de forma errada pois o 3d é apenas para vc fazer a visualização da peça ou
qual for o projeto e ver se esta tudo correto e esta tudo de acordo com o que o cliente pede.
Vc até pode "cotar" em 3d, mas poucas cotas, só as principais, depois vc tem que fazer o isométrico 2d e ai sim cotar tudo conforme norma.
Para vc cotar tubulação em 3d vc tem que "colocar" a UCS em cada eixo "linha de centro" da tubulação e ai cotar, assim
a cota fica perfeita. Mas como já disse é muito trabalhoso ficar colocando a UCS em cada eixo da tubulação e também
vai ficar uma "confusão" só.
Se vc já tem desenhado em 3d é só gerar as vistas e o isométrico 2d a partir dele e depois cotar, este é o trabalho correto.
Tubulação hidráulica já existe toda uma simbologia apara vc fazer o isométrico, como válvulas, te, registro, união e assim por diante. Vc faz o isométrico só com linhas e simbolos.
Ok.
Obs. Não se cota em 3d. (Pois a tubulação é um conjunto "uma montagem" no todo) fica muito confuso.
Vá no site www.multiplus.com.br lá existe o pró-hidráulica de uma olhada e se for o caso fale para sua empresa comprar, acho que é isto que vcs precisam.
Sem mais,
André M.
Desenhista Projetista.
Caro aboim...
1- Esta lisp que vc esta falando acho difícil vc encontrar alguem que consiga fazer isto que pede.
2- Já trabalhei projetando tubulação de gás e agora trabalho fazendo peças em aramado.
Acho que sua empresa está trabalhando de forma errada pois o 3d é apenas para vc fazer a visualização da peça ou
qual for o projeto e ver se esta tudo correto e esta tudo de acordo com o que o cliente pede.
Vc até pode "cotar" em 3d, mas poucas cotas, só as principais, depois vc tem que fazer o isométrico 2d e ai sim cotar tudo conforme norma.
Para vc cotar tubulação em 3d vc tem que "colocar" a UCS em cada eixo "linha de centro" da tubulação e ai cotar, assim
a cota fica perfeita. Mas como já disse é muito trabalhoso ficar colocando a UCS em cada eixo da tubulação e também
vai ficar uma "confusão" só.
Se vc já tem desenhado em 3d é só gerar as vistas e o isométrico 2d a partir dele e depois cotar, este é o trabalho correto.
Tubulação hidráulica já existe toda uma simbologia apara vc fazer o isométrico, como válvulas, te, registro, união e assim por diante. Vc faz o isométrico só com linhas e simbolos.
Ok.
Obs. Não se cota em 3d. (Pois a tubulação é um conjunto "uma montagem" no todo) fica muito confuso.
Vá no site www.multiplus.com.br lá existe o pró-hidráulica de uma olhada e se for o caso fale para sua empresa comprar, acho que é isto que vcs precisam.
Sem mais,
André M.
Desenhista Projetista.
Uma maneira rápida pra cotar em Trabalhos 3D, fique ciente que vc já deverá ter seu formato de cota padronizado de acordo a escala e que o desenho já está em visualização 3D Isométrico. Você notará como a cota reagirá para cada lado.
O comando utilizado é UCS > N > 3
Ou seja UCS > NAMED > 3POINT, isso fará com que defina o X e Y através de 3 pontos, onde o primeiro ponto é a base, o segundo corresponde ao x e o terceiro ao y
Olhe como ficará as opções para cada lado:
Veja o exemplo nesse link:
http://www.4shared.com/file/108127205/a ... em_3D.html
O comando utilizado é UCS > N > 3
Ou seja UCS > NAMED > 3POINT, isso fará com que defina o X e Y através de 3 pontos, onde o primeiro ponto é a base, o segundo corresponde ao x e o terceiro ao y
Olhe como ficará as opções para cada lado:
Veja o exemplo nesse link:
http://www.4shared.com/file/108127205/a ... em_3D.html