PDF x DWF

Moderador: Moderadores

Responder

Você prefere usar DWF ou PDF para distribuir seus arquivos de forma protegida?

PDF
6
55%
DWF
5
45%

Total de votos: 11

admin
Administrador
Administrador
Contato:

PDF x DWF

Mensagem por admin »

Amigos,

Saiu uma materia na "Info Exame" deste mês com tema sobre o AutoCAD.

"O AutoCAD aprende novos truques"

Não sei porque mas não é a primeira vez que vejo alguém reclamar sobre a falta do recurso de gerar PDF diretamente pelo AutoCAD. A revista chega ao cúmulo de classificar esta falta com o "contra" do aplicativo.
Esta revista é ótima e na verdade esta é uma opinião do autor da matéria.
Não sei se concordam comigo, mas um arquivo DWF que a materia diz se um concorrente do PDF oferece muito mais recursos que os arquivos PDF (pelo menos para desenho técnico).
Quem já teve oportunidade de abrir um desenho convertido para PDF pôde ver a grande redução de qualidade do arquivo... principalmente quando damos "zoom" isto se deve ao fato do PDF trabalhar com arquivo imagem baseada em "bitmap" o que não acontece com o DWF que trata como vetor que possibilita efetuar varios zoom sem a perda de qualidade....
Outro ponto de destaque é a possibilidade de ligar e desligar "layers", criar vistas, hyperlinks, etc (nenhum deste é possivel ao criar um PDF de um arquivo DWG)
O tamanho do arquivo também e algo que faz diferença... pois DWF gera arquivos muito menores

A única vantagem do PDF, que não é tão vantagem assim é a possibilidade de colocar em um mesmo arquivo PDF, vários desenhos, em várias folhas!
O DWF tb permite publicar arquivos na WEB com muito mais recursos que o PDF

E o principal de tudo é que é gratuito

Não troco o DWF pelo PDF embora seja dificil converncer a massa que utiliza mais o PDF
Marcos Mendes de Almeida
mmalbr@gmail.com
woodicko
Bronze 1/3
Bronze 1/3
Contato:

Parcialmente de acordo

Mensagem por woodicko »

Muito do dito aí é incontestável. Gostaria de acrescenatr alguns comentários.
a) Infelizmente a massa que utiliza PDF ao invés do DWF é enorme. E fica muito difícil trabalhar em um formato ignorado pela maioria.
b) Há uma nova geração de PDFs surgindo por aí. Muitos dos novos desenhos são formados do mesmo modo que os desenhos do AutoCAD, e não em bitmap. Um exemplo destes PDfs é os mapas rodoviários que estão na página do DNIT. Por maior que seja o zoom utilizado, não fica quadriculado.
c) Já encontrei em diversos sites programas que convertem PDF para DWG e até mesmo os novos Corel Draw importam PDFs e depois exportam para qualquer formato (inslusive DWG). PDF é um formato, a meu ver, menos seguro que DWG.
neyton
Master
Master
Contato:

Mensagem por neyton »

marcos, o dwf permite publicar varias sheetsets, nao seriam elas as paginas??

o dwf tem tudo o que precisa para ser um formato de saida para desenho tecnico

nao acho que um seja melhor que o outro, pois um é bom para uma coisa e o outro pra outra coisa...

dwf dá arquivos grandes quando temos imagens raster nele...
pdf da arquivos menores (foi o que eu constatei aqui...)
----

esse formato que nao é pdf e não é dwf nao seria o SVG??

ja postei alguma coisa sobre SVG... para WEB ele é ótimo, alem de ser vetorial (2D) é totalmente programavel com javascript...

o inconveniente dele é que é ruim lidar com arquivos muito grandes
Orlei
Bronze 1/3
Bronze 1/3

pdf

Mensagem por Orlei »

[quote="neyton"]....." dwf dá arquivos grandes quando temos imagens raster nele...
pdf da arquivos menores (foi o que eu constatei aqui...)..."
----
concordo com você...
porém mesmo sendo arquivos menores, o PDF também tem limitações, por exemplo, eu trabalho com imagens de satélite,e quando vou imprimir papeis maiores que 1m² de área plotada, não consigo gerar o arquivo PDF, e tenho que imprimir direto na plotter. ou diminuir o tamanho (aumentar a escala) do desenho, para que o PDF fique menor que 1m² (tenho 512 de ram - talvez seja isso a limitação).
Guardem as flores, ainda não foi desta vez
----oo0----0oo---
O talento é importante
o esforço é imprescindível
a determinação é fundamental
----oo0----0oo---
Responder