Desafio - cotar um desenho 3d

Mais um da série desafios...

Moderador: Moderadores

Responder
aboim
Novato
Novato

Desafio - cotar um desenho 3d

Mensagem por aboim »

Bom dia a todos,

Primeiro, eu não sei se postei esta minha dúvida/desafio/pedido de ajuda está no lugar certo. Se necessário, mova-o para o lugar devido.

É o seguinte:

Na empresa que trabalho os isométricos (hidráulico) são feitos em 3d (não é isométrico 2d que aparenta 3d, é 3d mesmo, com eixo z). E para cotar estes desenhos é uma dificuldade.

Problema 1 - Nós fazemos as cotas no 2d e depois rotacionamos para o eixo que queremos. Dado um exemplo:

linha de 2 metros no eixo Z. Desenhamos uma linha no X de 2 metros, cotamos, e movemos/rotacionamos para a linha em Z.

Problema 2 - Quando temos uma linha no eixo X, numa distância em Z diferente de zero, a cota dimlinear "flutua mais alto que a linha". Aparentemente existe um "offset from origin" em Z. (quando trabalhamos em 2d não vemos porque tudo está no mesmo nível).

Desafio:

Me ajudem a criar um lisp para que eu possa cotar em 3D, eixos x, y, z, independente do posicionamento espacial dos objetos.
De quebra, se as cotas puderem ter a função de rotar para o melhor posicionamento, fica ideal
(Ex: a linha de 2 metros em z, sua cota ficaria na "vertical". Se no processo ter a possibilidade de rotar essa cota no eixo da linha vertical - pois as vezes quero posicionar a cotar à direita, à esquerda, na frente ou atrás)

Algumas coisas que já pensei:

Descobrir o lisp do dimlinear, e retirar o "offset from origin" em z;
Para o z, utilizar o comando UCS > X (ou Y) > 90º - cotar - UCS <> <>

Eu quero aprender a fazer também, mas se puderem me ajudar eu agradeço imensamente (Eu acho que isso é mole pra vocês, pois já vi que tem coisa muito mais complexa!)
Obrigado

(P.S.: pra mim esta é uma das maiores falhas do autocad: ele desenvolveu o 3d nessas últimas versões, mas esqueceram do principal: cota. Nenhum desenho técnico é desenho técnico sem cota...)
aboim
Novato
Novato

Mensagem por aboim »

Ninguém tem idéia de como me ajudar?

Obrigado
D_e_d_e
Concreto
Concreto
Contato:

Mensagem por D_e_d_e »

Olá...
Caro aboim...

1- Esta lisp que vc esta falando acho difícil vc encontrar alguem que consiga fazer isto que pede.
2- Já trabalhei projetando tubulação de gás e agora trabalho fazendo peças em aramado.

Acho que sua empresa está trabalhando de forma errada pois o 3d é apenas para vc fazer a visualização da peça ou
qual for o projeto e ver se esta tudo correto e esta tudo de acordo com o que o cliente pede.
Vc até pode "cotar" em 3d, mas poucas cotas, só as principais, depois vc tem que fazer o isométrico 2d e ai sim cotar tudo conforme norma.
Para vc cotar tubulação em 3d vc tem que "colocar" a UCS em cada eixo "linha de centro" da tubulação e ai cotar, assim
a cota fica perfeita. Mas como já disse é muito trabalhoso ficar colocando a UCS em cada eixo da tubulação e também
vai ficar uma "confusão" só.
Se vc já tem desenhado em 3d é só gerar as vistas e o isométrico 2d a partir dele e depois cotar, este é o trabalho correto.
Tubulação hidráulica já existe toda uma simbologia apara vc fazer o isométrico, como válvulas, te, registro, união e assim por diante. Vc faz o isométrico só com linhas e simbolos.
Ok.
Obs. Não se cota em 3d. (Pois a tubulação é um conjunto "uma montagem" no todo) fica muito confuso.

Vá no site www.multiplus.com.br lá existe o pró-hidráulica de uma olhada e se for o caso fale para sua empresa comprar, acho que é isto que vcs precisam.

Sem mais,
André M.
Desenhista Projetista.
luislhss
Concreto
Concreto

Mensagem por luislhss »

Uma maneira rápida pra cotar em Trabalhos 3D, fique ciente que vc já deverá ter seu formato de cota padronizado de acordo a escala e que o desenho já está em visualização 3D Isométrico. Você notará como a cota reagirá para cada lado.

O comando utilizado é UCS > N > 3
Ou seja UCS > NAMED > 3POINT, isso fará com que defina o X e Y através de 3 pontos, onde o primeiro ponto é a base, o segundo corresponde ao x e o terceiro ao y
Olhe como ficará as opções para cada lado:

Veja o exemplo nesse link:
http://www.4shared.com/file/108127205/a ... em_3D.html
Responder