LISP novo arquivo

Tirar duvidas sobre o curso de Autolisp

Moderador: Moderadores

Responder
Slipdot
Novato
Novato

LISP novo arquivo

Mensagem por Slipdot »

Boa tarde
alguem poderia me ajudar com um problema

presiso criar um lisp
que pegue todos os objetos selecionados plines, splines, lines, arc e outros selecionados

e jogue em um arquivo novo

desde ja fico grato

Ricardo Zandonai
laudemir
Prata 2/3
Prata 2/3
Contato:

Mensagem por laudemir »

Nao sei exatamente como vc quer fazer isto, porem da forma que escreveu poderia usar o proprio comando
WBLOCK
selecione todas as entidades desejadas
selecionar o ponto base
e o nome e pasta a ser gravado

t+
"As respostas dos problemas, geralmente são mais simples que pensamos"
maketreis@itelefonica.com.br
Veja outros artigos http://lautolisp.blogspot.com/
Estou iniciando em blog, mas ja é um começo....
Slipdot
Novato
Novato

Mensagem por Slipdot »

obrigado pela resposta laudemir

mais o que eu gostaria de fazer e o seguinte

tenho um lisp para converter as linhas do meu desenho em um arquivo .iso para cortar no meu laser
o que ocore e que as vezes vem alguns layer ocultos e outras segeiras no desenho das peças que irei cortar
as vezes o desenho trava e tudo mais por causa dessas linhas

queria automatizar o trabalho de recortar e colar

teria com ver uma solução para min?
ederson
Prata 1/3
Prata 1/3

Mensagem por ederson »

Slipdot, é possível criar um código para custumização de quase tudo no autocad com autolisp... Porém, na maioria das vezes, um código eficiente precisará de um desenho também eficiente (um desenho eficas nem sempre basta).

A maioria dos códigos de gerenciamento de objetos, que conheço, utilizam ou tentam utilizar recursos pre-estabelecidos no desenho. Objetos organizados em layer, cor, estilos de linhas, estilos de cotas e textos devem estar organizados para um funcionamento correto. Não sei a realidade da maioria, mas a minha passa longe disso.

Quando os projetos são desenvolvidos internamente, conseguimos um controle razoável para que o gerenciamento dos objetos desenhados seja automatizado sem problemas (transformação dos desenhos de montagem em desenhos de fabricação peça a peça, por exemplo). Porém, quando terceirizado, valha me Deus!!!! E não há ISO que dê jeito nisso. Ajuda, mas acrediar que resolve o problema é utopia.

Sua necessidade me parece ser mais de gerenciamento de CAD do que automação propriamente dito. Pense na possibilidade de criar templates que forcem seus desenhos a serem executados de uma forma mais organizada. Extenda estes templates aos projetos terceirzados. Regra para nomear layers, estilos de cota e textos, cores, formato, etc, tudo deve ser pensado e definido, use e abuse de purge e audit. Experimente também copyclip (all) e pasteclip num desenho limpo. Esta prática costuma reduzir um desenho em 50% seu tamnaho, além de eliminar alguns aborrecimentos típicos do CAD (faltal error, retry, fechar inesperadamente, etc).

Passado esta fase, pense na automação. Aí, será possível criar ferramentas de automação até mesmo para consertar aqueles desenhos que estão fora do padrão. Onde trabalho, estamos implantando isso. Dá um trabalhão, mas o resultado final já tem dado sinais de uma produtividade melhor. Ah! Não se surpreenda se esta organização lhe mostrar que algumas coisas nem precisam ser automatizada...

Creio que não era exatamente isso que você buscava aqui. De qualquer forma, talvez o que busque não será encontrado pronto. Uma ou outra ferramenta até poderá ser disponibilizada por alguma alma bondosa aqui do fórum. Mas será apenas uma ferramenta que dará eficácia ao seu trabalho (o bastante para a máquina de lazer reconhecer o desenho de corte). Já, para ir além disso (lista de peças para compra, planejamento, orçamento, PDM, etc), haverá a necessidade de mais trabalho.

Boa sorte!
Ederson Ambrosio
031 8893-2947
BH-MG
Responder