Mudar escala e as dimensões juntas

Dúvidas sobre o AutoCAD...

Moderador: Moderadores

Responder
rapiai
Concreto
Concreto

Mudar escala e as dimensões juntas

Mensagem por rapiai »

Olá,

Estou tentando mudar a escala de um desenho que está em mm para m. Quando dou o fator de escala no desenho as minhas dimensões não acompanham a escala do desenho, fica uma bagunça. Como devo fazer?

Obrigado!!!!
Garr
Papel
Papel

Mensagem por Garr »

Pelo que eu entendi você configurou todas as suas dimensões e fez um desenho em escala de uma “drawing unit” equivalente a 1mm de seu projeto e depois aplicou o comando “SCALE” com o “SCALE FACTOR” = 0.001 para “passar de mm para m” certo?

O desenho fica bagunçado porque você alterou a escala do desenho e não configurou as cotas depois. Para corrigir, use o comando “PROPERTIES” e selecione a “dimension” (cota).

No menu “Fit”, altere o valor de “Dim scale overall” para que sua “dimension” troque ao mesmo tempo o tamanho do texto, arrows etc. Isso vai depender do valor que estiver lá predefinido se quiser manter a proporção em relação ao desenho original (se por exemplo já estiver definido valor 10 pense no número que tem ser multiplicado para que torne 1000 vezes menor que 10 ou seja 0.01)

Feito isso as “dimension” tornam-se proporcionais, mas o valor da cota não. Então em “Primary Units” altere o valor de “Dim scale linear”. Se neste exemplo você usou comando “SCALE” com o “SCALE FACTOR” = 0.001, basta multiplicar o valor que existe por 1000 para que retome o valor original.
rapiai
Concreto
Concreto

Mensagem por rapiai »

Muito Obrigado Garr, funcionou!!!!
Responder