Rotacionar Texto da Cota

Dúvidas sobre o AutoCAD...

Moderador: Moderadores

Responder
nuelss
Bronze 3/3
Bronze 3/3

Rotacionar Texto da Cota

Mensagem por nuelss »

8)

Bom dia Senhores !!!

Como faço para que determinado estilo de cota gire o texto 180 graus automaticamente dependendo da posição ???

Ex: Se a cota é feita do lado esquerdo ou superior do monitor, o texto aparece à esquerda / acima da linha; com rotação ZERO ... se a cota é feita do lado direito ou inferior do monitor, o texto aparece à direita / abaixo; com rotação 180 GRAUS ...

É possível configurar um estilo assim ??? Existe alguma variável que controla isso ???
"É a verdade o que assombra, o descaso que condena,
a estupidez o que destrói eu vejo tudo que se foi e que
não existe mais" (Metal Contra as Nuvens - Legião Urbana)

Abraço,
Emanuel 8)
ederson
Prata 1/3
Prata 1/3

Mensagem por ederson »

Nuells, é possível obter, em uma cota, os pontos de ancoragem das linhas de chamadas e o ponto onde o texto está posicionado. Com estes três pontos, seria possível obter o angulo de inclinação de sua cota (se vertical, ou horizontal) e saber se o texto está abaixo ou acima ou para que lado (isso em relação aos pontos âncoras das chamadas).

Vc precisa fornecer ainda um último ponto (creio que interno ao desenho), para que seu código reconheça se deve ou não mudar a posição e angulo do texto da cota em relação a este ponto. Se for necessário ter como referência as margens do monitor, tabém é possível com as variáveis EXTMIN e EXTMAX.

Aí, se mudar o estilo, muda tudo... Creio que seria melhor mudar apenas o objeto "dimension" que não atender aos requisitos.

Meio estranho, mas acho que daria certo. Quanto às variáveis relacionadas ao "dimension", lembro me de ter visto um arquivo onde apontava pelo menos umas 50 variáveis. Se encontrá-lo, mandarei para você.

Até!
Ederson Ambrosio
031 8893-2947
BH-MG
Responder