Cá estou eu de volta com as minhas dúvidas (confesso que fiquei mal habituado com vocês aqui no forum: são geniais e sempre dispostos a ajudar! Desde já o meu muito obrigado a todos vós).

É assim:
Só à pouco tempo aderi à grande facilidade que é usar os XREFs, como julgo que devem ser usados, ou seja: um arquivo "Modelo" onde tenho o meu desenho base, e depois os vários arquivos onde vou usar a minha base com o XATTACH. Até aqui tudo bem.
Tenho também já definida a minha estrutura de grupos e layers, que uso quer no arquivo do "Modelo" quer nos outros. Como será lógico muitos dos layers são os mesmos e com os mesmos nomes, por exemplo um layer "00-PAREDES". Até aqui também julgo estar a fazer, pelo menos como acho correcto. Adiante para explicar o que não consigo resolver.
O problema é que quando insiro o arquivo como XREF os layers deste aparecem no grupo Xrefs com a designação "Modelo | 00-PAREDES", o que me obriga a duplicar grupos ou a usar filtros do género "* | *-PAREDES", o que é no mínimo complicado.
Não haverá maneira de inserir um XREF com os layers só pelo seu nome original, sem o "nome |"?, tipo como acontece com o insert!
E óbvio que fazer BIND ao Xref, deixa de ser funcionar como tal... Também li qualquer coisa sobre usar a opção INSERT (sei que não é o comando!) nas EXTERNALREFERENCES, mas não consigo lá chegar.
Por favor, se alguém souber ou puder ajudar.